10 Perguntas que você tinha sobre a Gripe Suína e não tinha pra quem perguntar

A gripe suína tem deixado a população brasileira cada vez mais paranóica preocupada. Nem todo mundo consegue informações conclusivas sobre o vírus (H1N1) e isso os expõe a enormes riscos de saúde. Então, eis aqui 10 das principais perguntas que as pessoas têm sobre a doença, que eu encontrei respondidas brilhantemente no blog Ingenuidade (aliás, parabéns pelo blog!).

***

Perguntas enviadas por telespectadores ao programa Fantástico, transmitido aos domingos pela Rede Globo de Televisão.

1 . Sou judeu e, portanto, não consumo porco. Posso pegar a gripe suína?

Não há estudos científicos conclusivos sobre a incidência de gripe suína na população judaica. Porém, como Israel é uma das poucas nações do mundo que ainda não teve casos registrados da doença, podemos afirmar que essa etnia está relativamente protegida.

2. Viajei à Bariloche em 1998. Será que tenho gripe suína?

Qualquer pessoa que esteve em viagens internacionais deve procurar uma unidade básica de saúde para se informar mais sobre a doença. Somente um serviço de saúde especializado pode dar o diagnóstico definitivo de gripe suína.

3. Me disseram que um chá de fita cassete com chumbinho é bom para curar gripe suína. É verdade?

A medicina popular sempre se mostrou eficaz no tratamento de afecções. Para evitar que se sobrecarreguem hospitais e unidades de saúde, a recomendação do Ministério da Saúde é que cada pessoa faça o possível para combater a doença em sua casa. O chá de fita cassete com chumbinho é, portanto, uma possibilidade plausível de tratamento doméstico.

4. Transei sem camisinha. Será que peguei gripe suína?

Depende. Somente o sexo oral transmite a patologia. Você, porém, deve se preocupar com outras doenças sexualmente transmissíveis, como, por exemplo, a gravidez.

5. Caí de minha moto Honda Biz+ 2000 na volta de uma viagem internacional ao Paraguai. Um negócio vermelho começou a sair de minha perna. Pode ser gripe suína?

Somente um serviço de saúde especializado pode dar o diagnóstico definitivo de gripe suína.

6. É verdade que o Michael Jackson morreu de gripe suína?

A polícia científica da cidade de Los Angeles ainda tenta determinar a causa da morte do astro, cantor, dançarino, modelo e atriz Michael Jackson. Na internet, porém, as teorias giram em torno de suicídio, homicídio, overdose ou que na verdade Michael não teria morrido e estaria hoje em uma ilha paradisíaca tomando Bollinger 1969 com Elvis, Kennedy, Tancredo Neves e José Sarney. Nada confirmado até o momento.

7. Um homem ligou em minha residência dizendo que raptou minha filha e, se eu não comprar vinte cartões de recarga de celular e lhe desse, ele a espetaria com uma agulha com gripe suína. Devo pagar?

Sim. A gripe suína é uma patologia de mortalidade baixa, mas é perigosa para qualquer pessoa dentro dos grupos de risco. É dever de todo cidadão evitar que a epidemia mundial se espalhe ainda mais.

8. Meu filho está com tosse seca, cansaço, manchas avermelhadas por todo o corpo e febre de 45 graus há duas semanas. Devo levá-lo aos serviços de saúde?

Só devem se encaminhar aos serviços de saúde pessoas dentro dos grupos de risco da doença, a fim de não sobrecarregarem-se os recursos do Ministério da Saúde. Os grupos de risco são: obesos, desnutridos, idosos, imunodeprimidos, portadores de doenças respiratórias, portadores de doenças circulatórias, portadores de doenças hepáticas, portadores de doenças renais, portadores de doenças hematológicas, portadores de doenças neurológicas, portadores de doenças psiquiátricas, recém-nascidos e homens e mulheres entre 18 e 85 anos. O restante da população deve se acalmar e permanecer em casa. Não há motivo para pânico.

9. Acupuntura é boa para curar a gripe suína?

A acupuntura é um método medicinal totalmente válido, reconhecido inclusive pelo Conselho Federal de Medicina. A veracidade científica da acupuntura é tamanha que muitos mecânicos têm consertado carros simplesmente pressionando determinados pontos do capô. Sendo assim, caso você suspeite que tenha gripe suína, procure o acupunturista mais próximo (afinal o governo retirou o remédio das farmácias).

10. Se a gripe suína e a gripe aviária entrassem em uma briga, quem ganharia?

Gripe suína, com certeza.

Advertisements

One thought on “10 Perguntas que você tinha sobre a Gripe Suína e não tinha pra quem perguntar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s