eu e meus livros

Acho curioso como existem coisas que, não importa quanto tempo passe, o quanto a gente evolua, não mudam. Alguns hábitos são tão nossos, e a gente os pratica tão inconscientemente, que mal notamos a sua existência até acontecer algo importante: uma epifania, um comentário de alguém querido.

Nunca me encaixei perfeitamente num grupo. Na escola, não conseguia interagir com o grupo “descolado”. Eram vazios, superficiais, e a maioria não tinha um repertório de assuntos que fizesse uma conversa valer a pena. Os nerds? Minhas notas eram tão boas ou até melhores. Mas eles estavam sempre cercados naquele mundo alheio onde o alvo é o 10 e eles não iriam deixar nada atrapalhar. Era chato. Então eu lia meus livros.

Cresci e pouca coisa mudou. Tive dezenas de melhores amigos, dos quais mal me lembro do rosto. Tive infinitas paixões, das quais eu também não consigo lembrar. Fiz parte de tantos grupos de amigos que já perdi a conta. E no fim era assim: eu e meus livros.

Tenho essa incapacidade de me adaptar totalmente a um grupo, e percebi que esses grupos sempre acabam girando em torno de um mesmo assunto. Isso cansa. E aí eu volto para os meus livros.

A galera da maconha não entende que eu posso estar completamente bem sem a maconha. A galera da política não entende que eu concordo com todos os bons princípios, independente de eles serem de esquerda ou direita. A galera do bar não entende que eu não preciso ficar bêbada todos os dias pra vida valer a pena. A galera do cinema não entende que está perfeitamente bem você ver um filme porque parece legal e gostar dele, mesmo sendo de um diretor qualquer. Os livros são menos exigentes.

E aí eu fico aqui. Eu e meus livros.

Deixe uma Resposta

